top of page
IMG-6389.jpg

Absurdo: Comissão aprova vistoria periódica para veículos com mais de cinco anos

  • Foto do escritor: Adriele - Gabinete Cidrão - Assessoria Assessoria
    Adriele - Gabinete Cidrão - Assessoria Assessoria
  • 19 de jan.
  • 2 min de leitura

O projeto de lei segue em análise na Câmara dos Deputados A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou em dezembro proposta que estabelece a vistoria veicular periódica para veículos com mais de cinco anos de fabricação, com intervalos a serem definidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O texto também inclui no Código de Trânsito Brasileiro a exigência da inspeção em situações como transferência de propriedade, recuperação de veículo roubado e suspeita de clonagem.

Pela regra atual, a vistoria veicular é exigida apenas em eventos específicos, como a venda de um carro, e sua regulamentação está dispersa entre o Código de Trânsito Brasileiro e resoluções do Contran.

A proposta muda esse cenário ao integrar a verificação de itens de segurança com o controle de emissão de poluentes e ruído — uma fiscalização que hoje acontece de forma esporádica, principalmente em blitzes.

A comissão aprovou um substitutivo do relator, deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), ao Projeto de Lei 3507/25, de autoria do deputado Fausto Pinato (PP-SP). Uma das alterações em relação ao texto original é a que limita a inspeção periódica por idade, pois a proposta inicial deixava a definição dos critérios para o Contran.

"A medida evita sobrecarga aos proprietários de veículos novos e seminovos, respeita os princípios da razoabilidade e da proporcionalidade e compatibiliza essa exigência com a realidade econômica e operacional da frota brasileira", justificou o relator.

O texto aprovado também torna infração grave a condução de veículo sem a vistoria obrigatória ou com o laudo de reprovação, com aplicação de multa (R$ 195,23) e 5 pontos na CNH e retenção do veículo para regularização.

Próximos passos: O projeto tramita em caráter conclusivo e segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Emanuelle Brasil

Edição – Roberto Seabra

Fonte: Agência Câmara de Notícias Link para votar: https://www.camara.leg.br/enquetes/2537555

 
 
 

Comentários


Com muito orgulho dessa terra, nasci e cresci em Chapecó e, com 20 anos, vocês me fizeram o vereador mais jovem da história da capital do Oeste. Até aquele momento, era empregado da iniciativa privada, discretamente reconhecido por minha atuação em projetos sociais e o voluntariado voltado aos animais, sou atleta amador e integrante de movimentos anticorrupção.

 

Advogado, especialista em Gestão Pública para oferecer mais pela minha Chapecó, pesquisador nas áreas de bioética e biodireito.

Defendo a moralidade, a educação livre de ideologias político-partidárias, a causa animal, o ensino técnico como vetor de inserção do jovem no mercado de trabalho, o esporte amador e de inclusão, o voluntariado, a liberdade econômica e o combate à corrupção.

 

Na Câmara Municipal de Chapecó, fui 1º Secretário da Mesa Diretora 2021-2022, Presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social 2021-2022, Presidente de Comissão Especial de Proteção e Defesa Animal 2021-atual, Presidente Comissão de Legislação, Justiça  e Redação Final 2023-atual.

navegue pelo menu na barra superior. 

©2025 por wilcidrao.com

...

bottom of page