Mobilidade urbana: Cidrão contribui com propostas e ressalta necessidades urgentes para Chapecó
- Adriele - Gabinete Cidrão - Assessoria Assessoria
- há 4 dias
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A necessidade de aprofundar o debate sobre as dificuldades de mobilidade na Grande Efapi motivou a realização de uma reunião de trabalho no dia 26 de novembro de 2025. A iniciativa partiu do vereador Wilson Junior Cidrão (Republicanos), que solicitou o encontro diante do crescimento do fluxo de veículos na região e das cobranças recorrentes da comunidade por soluções efetivas. A reunião foi sediada na Unochapecó.
Participaram do encontro o reitor da universidade, Cláudio Alcides Jacoski, o vereador André Kovaleski (PL), que presidiu a comissão de acompanhamento da revisão do Plano de Mobilidade, o vereador Nivaldo Augusto Rosa (PSD), o secretário de Segurança Pública, Clovis Ari Leuze, além de Vanessa Naomi Yassa Colella, diretora de Mobilidade Urbana, e Maria Regina Thomaz, gerente de Fiscalização de Transportes.
O vereador André Kovaleski apresentou um panorama dos trabalhos realizados pela comissão. Ele relembrou obras debatidas com a comunidade, como a duplicação da Avenida Ernesto de Marco e o elevado da Efapi, classificando ambas como essenciais para dar fluidez ao trânsito da região. Kovaleski também destacou a rotatória em frente ao Fort Atacadista, considerada por ele o maior gargalo viário de Chapecó, além de citar outras intervenções que já contribuíram ou ainda podem contribuir para melhorar o trânsito no município.
Na sequência, o secretário Leuze apresentou informações sobre o andamento das obras e as próximas etapas previstas. Segundo ele, tanto a duplicação da Avenida Ernesto de Marco quanto o elevado da Efapi têm previsão inicial de conclusão até março de 2026, caso todas as etapas avancem dentro do cronograma esperado. Leuze também detalhou a implementação de semáforos inteligentes em pontos estratégicos da cidade. O secretário mencionou ainda que, a longo prazo, está prevista a implantação de uma terceira via após a Rua Araras. Sobre a rotatória do Fort Atacadista, uma solução possível seria a construção de um elevado de pista simples sobre o local, mantendo a rotatória no nível inferior. Após sua fala, Leuze passou a palavra para que as diretoras explanassem sobre seus trabalhos, mas antes disso Cidrão apresentou alguns questionamentos vindos da comunidade.
Um dos pontos trazidos pelo parlamentar foi a demanda para melhorar o cumprimento da proibição de conversão à esquerda no sentido Centro pela Rua Paulo Pasqualli, próxima ao Mercado Via. Em resposta, Vanessa, informou que a rua será fechada com instalação de guard rail, eliminando a possibilidade de conversão irregular, e acrescentou que está prevista a implantação de uma rotatória no ponto.
Outro questionamento apresentado pelo vereador tratou da Rua Itaboraí, recentemente convertida em mão única e considerada essencial para o deslocamento dos estudantes da Unochapecó. A diretora explicou que a alteração ocorreu após um caminhão derrubar o semáforo existente no cruzamento, reforçando que a mudança permanecerá em definitivo. Acrescentou ainda que a instalação de novos semáforos inteligentes está prevista para o acesso da Rua Anjo da Guarda.
Foi discutida ainda a eventual criação dos corredores azuis para motociclistas. Naomi explicou que a implementação depende das características de cada via, já que muitas ruas de Chapecó não possuem largura suficiente para acomodar esse tipo de estrutura. Cidrão também questionou sobre a possibilidade de abertura do portão 4 do Parque da Efapi para auxiliar no fluxo de estudantes da Unochapecó. Vanessa informou que verificará a viabilidade conforme a agenda de eventos do parque.
Além disso, foi debatido na reunião a possibilidade de implantação de um sistema de binários envolvendo as avenidas Fernando Machado e Nereu Ramos. Wilson destacou que o tema é sensível e exige análise cautelosa, considerando o impacto social, comercial e de empreendimentos existentes nessas vias, afirmando que “a ciência e o social têm que andar juntos”. O parlamentar reforçou ainda que eventuais binários deveriam ter prioridade nas regiões mais periféricas e em vias paralelas, citando como exemplo a Rua Mato Grosso.
Outro ponto levantado durante a reunião foram questionamentos sobre melhorias no transporte público de Chapecó. Em resposta, a gerente Maria Regina, explicou que houve um aumento na frota de ônibus e que o sistema atualmente transporta mais de um milhão de passageiros por mês, com mais de mil viagens realizadas diariamente, sendo a região da Efapi a que concentra o maior número delas. A gerente também destacou que está em estudo a implantação de terminais de transbordo, considerados essenciais para reorganizar o fluxo do transporte coletivo. Segundo ela, com a estrutura funcionando, os ônibus de maior capacidade fariam o trajeto até o terminal e o Centro, enquanto veículos menores atenderão os bairros, reduzindo a quantidade de ônibus circulando nas vias principais, informou ainda que estão previstas novas linhas para atender o futuro Distrito Industrial.
Também entrou na pauta, a discussão sobre a implantação de onda verde na Rua Uruguai e na Avenida General Osório, Vanessa informou que o estudo técnico para execução está em andamento. Ainda foi destacado a situação das ciclovias do município, apontando que muitas delas acabam subutilizadas devido ao acúmulo de sujeira na pista, o que aumenta o risco para os ciclistas e exige maior regularidade na limpeza. Cidrão complementou afirmando que, pela demografia urbana de Chapecó, a bicicleta não se consolidou como modal principal de deslocamento, e que a má conservação das ciclovias contribui para a baixa adesão. Ele explicou que existem dois problemas centrais: a falta de ciclovias contínuas e conectadas dentro da área urbana e a carência de manutenção adequada. Vanessa acrescentou que a Avenida Getúlio Vargas possui características favoráveis para receber ciclovia, mas que seria necessário alterar o ângulo dos estacionamentos para 0 grau, mudança que enfrenta resistência do comércio local.

De modo geral, a reunião evidenciou que a mobilidade urbana de Chapecó exige soluções integradas e planejamento consistente. Encerrando as discussões, o vereador Cidrão ressaltou que todos esses pontos envolvendo desde ciclovias e transporte público até alterações viárias, segurança no trânsito e possíveis binários, evidenciam a importância de tratar a mobilidade de Chapecó de forma integrada, buscando melhorias contínuas e adequadas ao crescimento da cidade.
Autorizada reprodução na íntegra Fonte: Assessoria







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